Promotores de Justiça do MPSC realizam visita institucional ao Deap
Na última sexta-feira, 28, um grupo de promotores de justiça do Grupo Estadual de Execuções Penais (GEEP) do Ministério Público de Santa Catarina visitaram a sede do Departamento de Administração Prisional (Deap). O GEEP foi instituído em agosto de 2013 através do Ato nº 416/2013/PGJ da Procuradoria Geral de Justiça, com o objetivo de promover a atuação articulada dos órgãos do Ministério Público na área da execução penal, e a interação com os órgãos estaduais e organismos sociais nela envolvidos.
Na tarde de sexta-feira os promotores foram recepcionados pelo diretor, gerentes e agentes penitenciários do Departamento, no auditório do Deap. Os promotores foram apresentados aos servidores presentes e assistiram uma apresentação da estrutura organizacional do Deap, seguida de uma apresentação com os dados e estatísticas do sistema prisional catarinense.
Após a apresentação, servidores do Deap e promotores iniciaram uma rodada de conversas e troca de experiências, oportunidade em que foi possível esclarecer dúvidas e orientar possíveis parcerias interinstitucionais. A visita foi finalizada com uma apresentação do Centro de Ações penitenciárias do Departamento, onde os promotores puderam acompanhar o monitoramento remoto das câmeras de segurança de algumas das unidades prisionais do Estado.
“É muito importante para o Departamento de Administração Prisional ter a oportunidade de apresentar um diagnóstico de nosso sistema prisional aos promotores que trabalham de perto com a execução penal. A exemplo desta iniciativa, o Deap está aberto para visitas similares de todos os outros órgãos da administração pública”, declarou Leandro Antônio Soares Lima, Diretor do Deap.
Além de Leandro e os demais servidores do Departamento, estiveram presentes no encontro os promotores de justiça Onofre José Carvalho Agostini, da 17ª Promotoria de Justiça de Florianópolis e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, João Carlos Teixeira Joaquim, da 14ª Promotoria de Justiça de São José e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Informações Técnicas e Pesquisas, Sandra Faitlowicz Sachs, da 12ª Promotoria de Justiça de Itajaí, Jussara Maria Viana, da 16ª Promotoria de Justiça de Blumenau, Roberta Mesquita e Oliveira Tauscheck, da 04ª Promotoria de Justiça de Criciúma, Caio César Lopes Peiter, da 09ª Promotoria de Justiça de Tubarão, Max Zuffo, da 16ª Promotoria de Justiça de Joinville, Guilherme Schmitt, da 04ª Promotoria de Justiça de Curitibanos, Alicio Henrique Hirt, da 01ª Promotoria de Justiça de Mafra, André Teixeira Milioli, da 03ª Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul e Carlos Eduardo Cunha, da 06ª Promotoria de Justiça de Rio do Sul.