SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Governo e Comissão de Agentes penitenciários celebram acordo para a criação de nova estrutura de carreira da categoria

Acordo assinado na manhã desta quinta-feira, 30, entre o Governo do Estado e a Comissão de Negociação dos Agentes Penitenciários e Agentes de Segurança Socioeducativos é um importante passo para a concretização de uma reivindicação da categoria: a criação de uma nova estrutura de carreira para os quase dois mil profissionais que atuam nas unidades prisionais e unidades socioeducativas de Santa Catarina.

Resultado de pelo menos três meses de tratativas entre a Comissão de Negociação e o Governo do Estado, o acordo tem 15 cláusulas e prevê mudanças em cargos. Entre os compromissos assumidos entre o governo e os servidores está o pagamento em sete parcelas, a partir de maio de 2016, dos efeitos financeiros da nova estrutura. Está programada ainda a criação de um Grupo de Trabalho com agentes penitenciários e servidores das secretarias da Fazenda, Administração, Justiça e Cidadania, para a elaboração da minuta do Projeto de Lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa. O Grupo de Trabalho será criado por meio de uma portaria que será publicada nos próximos dias pela Secretaria Estado da Justiça e Cidadania.

A categoria aprovou as cláusulas em assembleia geral no último dia 15 de abril. “Os agentes penitenciários demonstraram grande responsabilidade com suas obrigações e respeito à sociedade catarinense ao negociar sem o radicalismo da greve. Conquistaram um novo patamar de carreira”, ressaltou o secretário Antonio Gavazzoni (Fazenda).

A redação do acordo, avalia o secretário, garante ao Governo realizar os encaminhamentos necessários para criar a nova estrutura de carreira dos agentes penitenciários. “Este acordo não trata apenas da questão salarial: garante a valorização da categoria”, disse o agente Eduardo Norival Guimarães, que integra a Comissão de Negociação e está à frente das negociações.

O acordo foi assinado no gabinete da Secretaria de Estado da Fazenda pelos secretários Gavazzoni e João Matos (Administração), pelo secretário-adjunto Leandro Antônio Soares Lima (Justiça e Cidadania) e pelos agentes penitenciários Ferdinando Gregório Querino da Silva e Eduardo Norival Guimarães (Comissão de Negociação e Revisão do Plano de Carreiras dos Agentes Penitenciários e Agentes de Segurança Socioeducativos). O coordenador-executivo Décio Vargas (Negociação e Relações Funcionais) também acompanhou o ato.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support