Agentes Penitenciários catarinenses atuarão nas Olimpíadas 2016
Em 2016 o Brasil sediará as Olimpíadas, competição esportiva que reunirá os melhores atletas do mundo inteiro, disputando em 42 modalidades, e que deve atrair centenas de visitantes. Para que o evento transcorra com segurança e organização, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), solicitou o recrutamento de agentes penitenciários federais e estaduais para atuar na competição, que será realizada no Rio de Janeiro.
De 17 a 21 de maio, o Engenhão, principal estádio da Olimpíada e Paraolimpíada do Rio de Janeiro, recebeu o último evento teste dos Jogos, o OPEN Internacional de atletismo paraolímpico, patrocinado pela Caixa Loterias. A disputa reuniu 316 atletas de 23 países.
Em trabalho conjunto com a Força Nacional, os agentes penitenciários foram responsáveis pela revista de pessoas, bolsas e detecção de metais nos portões de acesso a competição. Este foi o segundo evento teste que contou com a participação de agentes penitenciários catarinenses, capacitados pelo DEPEN.
Após as Olimpíadas 2016, os equipamentos de revista como esteira raios X, portal detector de metal, banqueta de inspeção e detector de metal manual serão doados aos Estados da Federação, incluindo Santa Catarina.