Agentes se formam em capacitação avançada de Técnicas Operacionais Penitenciárias
A Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, participou na manhã desta quarta-feira, 28, da formatura de 28 alunos do Curso de Técnicas Operacionais Penitenciárias (TOP) realizada na Penitenciária Sul, em Criciúma.
“Estamos colhendo os primeiros frutos de um investimento a médio e longo prazo em treinamento e capacitação, uma de nossas prioridades à frente do sistema prisional. Esta formatura é uma grande conquista. Uma turma de agentes com especialização em técnicas operacionais certamente terão um diferencial e poderão aplicar os conhecimentos nas ações práticas do dia a dia da gestão prisional”, destacou a secretária Ada De Luca.
O curso, iniciado no dia 12 de setembro, foi desenvolvido pela Acadejuc (Academia de Justiça e Cidadania) como uma capacitação avançada para agentes penitenciários visando mais preparo técnico, psicológico e especializado para atuação em intervenções e escoltas penitenciárias.
Falando em nome dos formandos, o agente penitenciário Luiz Geraldo Geli, descreveu a importância de participar de um curso deste porte. “Foram dias de muito treinamento e muito importante para todos. Não estamos saindo daqui somente melhores técnicos penitenciários, mas melhores seres humanos e melhores servidores”, enfatizou em seu discurso.
Além da secretária Ada De Luca, participaram da solenidade o secretário adjunto, Leandro Antônio Soares Lima, o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Deiveison Querino Batista, e a diretora da Penitenciária Sul, Maira de Aguiar Montegutti.