Avanços para a construção da Nova Unidade Prisional em Araranguá: Alinhamentos e Compromissos
Alinhado com o plano do Governador Jorginho Mello e a pedido do Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer, o Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal, Leo Feliciano, juntamente com o Gerente Técnico de Edificações (GETED/SAP), Marcelo Ferreira, realizaram uma visita à região Sul do Estado (09). O objetivo desse encontro foi, entre outras, uma reunião de trabalho com a Juíza da 2ª Vara Criminal e Corregedora do Presídio de Araranguá, Dra. Livia Borges Zwestsh Beck, assim como com o Promotor de Justiça de Araranguá, Dr. Pedro Lucas de Vargas. O propósito da reunião foi discutir e alinhar questões relacionadas à execução penal, bem como a construção da futura unidade prisional que será erguida em Araranguá anexo ao estabelecimento penal já existente.
De acordo com o Secretário Schelbauer, esse representa um passo significativo no fortalecimento do sistema prisional catarinense dando mais dignidade aos apenados no cumprimento de suas penas e na promoção da ressocialização por meio do trabalho. “Comprometemo-nos com o Governo do Estado ao garantir que cada vaga disponibilizada no sistema prisional seja destinada às atividades laborais dos internos. Dessa forma, proporcionamos melhores condições para a reabilitação dos apenados e respondemos efetivamente às demandas da sociedade”, afirmou.
Além das deliberações realizadas em conjunto com o Poder Judiciário e MP para viabilizar a nova unidade, o Diretor-Geral do DPP e o Gerente da GETED também conduziram avaliações técnicas nas instalações da nova unidade de Tubarão, localizada no Complexo Penitenciário de Tubarão e prevista para inaugurar mês que vem.
“Estabelecemos uma produtiva sessão de alinhamento com a juíza e o promotor para analisar o local da futura unidade em Araranguá, que será destinada aos apenados envolvidos em atividades laborais. Agora, nossa próxima etapa é a elaboração do projeto e a tramitação das demais etapas para que essa nova unidade esteja operacional o quanto antes, atendendo às necessidades do sistema prisional catarinense”, enfatizou Feliciano.