Case de Criciúma valoriza a sustentabilidade através do “Projeto Abelha Rainha”
O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma desenvolve na Unidade o “Projeto Abelha Rainha”. Este é um projeto de apicultura realizado em parceria com o Instituto Federal Catarinense de Santa Rosa do Sul e tem como objetivo desenvolver reflexões e práticas junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Unidade, relacionadas à importância da meliponicultura.
O Projeto Abelha Rainha tem como foco os “meliponíneos”, que constituí um grupo de abelhas que são conhecidas popularmente como “abelhas sem ferrão”, “abelhas nativas” ou “abelhas indígenas”. Vivendo em colônias, apresentam o aparelho ferroador atrofiado, ou seja, não apresentam nenhum perigo durante a manipulação, podendo, inclusive, ocorrer o manejo em áreas urbanas.
Além dos conhecimentos técnicos, científicos e pedagógicos relacionados à atividade de meliponicultura, objetiva-se oportunizar aos adolescentes reflexões sobre geração de renda, lucro, ingresso no mercado de trabalho e, principalmente, por representar uma atividade econômica que caminha em direção à sustentabilidade.