Comitiva do Tocantins visita o sistema penitenciário de SC
Uma comitiva do Estado do Tocantins esteve nesta semana em Santa Catarina para conhecer o sistema prisional do Estado. O grupo, composto por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Federação das Indústrias do Estado visitou a Penitenciária Sul, em Criciúma, na manhã desta quarta-feira (12).
A intenção da visita foi conhecer a política de ressocialização através das atividades laborais implantada em SC e verificar a viabilidade de aplicá-la no Estado do Tocantins. O local foi escolhido pelas características de produção industrial com mão de obra especializada, numa unidade que oferece trabalho a presos do regime fechado, de média e alta periculosidade.
A diretora regional do Senai/TO (Serviço Nacional da Indústria de Tocantins), Márcia Rodrigues de Paula, revelou que chegou ao Estado sem muitas perspectivas e saiu muito bem impressionada com as linhas industriais de produção na penitenciária e com a disciplina dos detentos. “A gente percebe um tratamento de respeito a outro ser humano e aí a gente percebe eles dando o retorno em função desse respeito” acrescentou Márcia, representante da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.
Para o presidente da OAB/TO, Walter Ohofugi Junior, existe um apoio muito forte do Estado na aplicação das políticas laborais, o que contribui para o sucesso de Santa Catarina na área. O presidente da Comissão de Políticas Criminais e Sistema Penitenciário da OAB/TO, Heber Luiz Fidelis Fernandes Garcia, também demonstrou muito interesse pelo projeto. “Temos que trazer empresários do nosso estado para conhecerem isto de perto”, revelou.
O Diretor do Departamento de Administração Prisional de SC (DEAP) , Deiveison Querino Batista, que acompanhou a comitiva, destacou a importância de receber visitas como a desta quarta-feira. “É gratificante saber que estamos executando um trabalho de referência para outros estados e isso nos dá mais motivação para continuar nossos projetos e melhorias em nosso sistema prisional”, ressaltou.
Também acompanharam a visita da comitiva a Gerente de Execução Penal da unidade, Vanessa Colares Bittencourt, o Chefe de Segurança, Wagner Batista Ismael, o Presidente da Subseção de Criciúma da OAB/SC, Fábio Jeremias de Souza e o Presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da Subseção de Criciúma da OAB/SC, Marco Zapelini.