SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Complexo Penitenciário da Agronômica ganhará unidade básica de saúde

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) inaugura na próxima sexta-feira, 17, às 14h, a Unidade Básica de Saúde do Complexo Penitenciário da Agronômica, na Capital. A obra faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A inauguração da Unidade de Saúde Básica do Complexo da Agronômica passa a ser uma referência para a saúde prisional de Santa Catarina e demonstra a preocupação com um  atendimento mais humanizado e focado no processo de ressocialização”, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca

Para viabilizar o atendimento aos reeducandos do Complexo da Agronômica foi publicado em Portaria o termo de adesão ao Município à nova Política de Saúde, contemplando a Portaria Interministerial 01/2014. “A meta é que até 2019 todas as unidades prisionais do Estado com acima de 100 apenados tenham a estrutura médica própria com médico, dentista, enfermeiro, psiquiatra, psicólogo, assistente social e técnicos”, complementa Ada De Luca.

Com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde da Agronômica o atendimento dos mais de dois mil detentos passará ser feito dentro da unidade penitenciária, e não mais nos postos de saúde de Florianópolis. No prédio, de 366 metros quadrados, foram investidos R$ 331,7 mil com recursos do estado na reforma e ampliação do prédio e R$ 105 mil em aquisição de equipamentos e mobiliários com recursos do governo federal.

Após a formalização do convênio com a prefeitura de Florianópolis os profissionais que deverão atender a unidade do Complexo da Agronômica são: 1 assistente social; 1 dentista, um enfermeiro, 1 médico, 1 psicólogo, 1 psiquiatra ou médico com experiência mental, 1 técnico de enfermagem, 1 técnico de higiene bucal, 2 profissionais de nível superior.

Por enquanto, os próprios servidores da área da saúde do Complexo é que irão atender na Unidade Básica de Saúde. A equipe é composta por 1 médico, 2 enfermeiros, 1 dentista, 2 psicólogos,  5 servidores técnicos e 3 estagiários.

“Nosso principal objetivo é dar continuidade ao planejamento da Secretaria da Justiça e Cidadania para a adesão e efetiva atenção à saúde das unidades prisionais distribuídas pelos municípios para podermos oferecer uma política de saúde de qualidade e de forma integral”, ressalta a Gerente de Apoio Psiquiátrico do Deap (Departamento de Administração Prisional), Juliana Coelho de Campos. Segunda ela, do total de 48 unidades prisionais, apenas oito possuem Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Complexo Penitenciário da Agronômica é composto por sete unidades: presídio feminino (presos provisórios), presídio masculino (presos provisórios), Casa do Albergado, Hospital de Custódio e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Penitenciária (presos regime fechado e setenciados) e Central de Triagem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support