Deap deflagra Operação Presença no Sistema Prisional catarinense
O Departamento de Administração Prisional (Deap) lançou, nesta quarta-feira, 3, uma nova etapa da Operação Presença. Trata-se de uma ação que acontece nas 48 unidades prisionais a fim de prevenir possíveis conflitos em presídios, penitenciárias e Unidades Prisionais Avançadas (Upas). Apoiado pelo serviço de inteligência, o grupo formado pela elite do Deap identifica possíveis pontos de vulnerabilidade e diminuindo desta forma o tempo de ação e reação em casos de crise, além de prevenir crimes contra as pessoas presas, funcionários, servidores e danos do patrimônio público.
O diretor do Deap, Leandro Lima, explicou que a ação, denominada como Operação Presença – Fim de Ano 2014 é fundamental não apenas por se tratar de datas festivas tradicionais e populares, mas também porque pelo histórico dos últimos anos as unidades estão mais propicias a enfrentarem problemas de ordem disciplinar. “A ação tem um caráter estratégico preventivo, ela é baseada no conceito de dissuasão, ou seja, mostramos que estamos presentes em todas as regiões do Estado, evitando a quebra da normalidade nas unidades.”
Para a ação são formadas equipes regionais de no mínimo oito agentes penitenciários, os quais são coordenados e acompanhados por pelo menos um gestor de unidade prisional pertencente a região. Ao todo serão 12 equipes que estarão trabalhando em todas as unidades, envolvendo 96 agentes penitenciários convocados por dia.
Leandro Lima informou que para a Operação Presença serão convocados agentes que estiverem de folga e de gestores de Unidades Prisionais. “Desta forma não comprometemos o efetivo diário e a segurança. Em sua quinta edição, a operação tem cumprido seus objetivos. Não registramos a necessidade de ação tampouco o uso força ainda que estejamos todos equipados e preparados para o enfrentamento em caso de necessidade.”
Além dos agentes penitenciários a Operação Presença também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.