SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Detentos do sistema prisional catarinense trabalham na manutenção e reformas em hospitais do Estado

Uma colaboração está sendo realizada para a manutenção das instalações de hospitais próprios do Governo de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou uma parceria laboral com a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) para a utilização da mão de obra de detentos do Sistema Prisional Catarinense. Os reeducandos estão desenvolvendo serviços como pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras atividades essenciais nas unidades hospitalares.

“As unidades estão sendo revitalizadas e essa parceria entre Saúde e SAP mostra um trabalho integrado do nosso Governo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

O instrumento, denominado “termo guarda-chuva”, permite que cada instituição vinculada à SES possa solicitar a mão de obra dos presos conforme suas necessidades. Esta ação não só gera renda, mas também facilita a remissão da pena e a integração social dos reeducandos, mostrando o poder da cooperação entre órgãos públicos.

Atualmente, a parceria tem beneficiado quatro hospitais: o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville; o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages; e o Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Há 22 presos trabalhando nessas unidades.

Na Maternidade Darcy Vargas, a parceria começou em julho. Quatro reeducandos estão realizando serviços de manutenção interna e externa, carpintaria e outras atividades essenciais. “Para a Maternidade, é um ganho ter essa equipe nos auxiliando. Temos uma demanda alta e um número limitado de profissionais, então essa ajuda é fundamental para agilizar os serviços”, comenta o gerente de Administração da MDV, Newton Tonato.

Além dessas unidades, há um quarto termo que deve ser firmado em breve com o Hospital Joana de Gusmão, também em Florianópolis. Esta parceria incluirá, além da manutenção das instalações hospitalares, o reparo e a reforma de móveis do hospital na marcenaria instalada na Penitenciária de Florianópolis.

“Seguindo o plano de governo e que torna a Estado referência, a SAP tem firmado termos de parceria laboral com outras secretarias. Estamos felizes com essa parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde, onde atualmente já estamos atendendo a quatro hospitais e vamos ampliar esse trabalho de ressocialização. Isso mostra que a cooperação entre órgãos da administração pública é fundamental nesta proposta”, ressaltou o secretário da SAP, Carlos Alves.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support