SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Fundo Rotativo do sistema prisional catarinense é destaque em publicação do Depen

A experiência do Fundo Rotativo no Complexo Penitenciário de Chapecó é um dos destaques da 1ª Coletânea Boas Práticas Trabalho e Renda no Sistema Penitenciário Brasileiro, publicada nesta terça-feira (04), pelo Depen. O artigo assinado pelo Superintendente da Regional Oeste, Policial Penal Alecssandro Zani, relata as parcerias entre o Fundo Rotativo e empresas públicas e privadas, além das oficinas que são empreendidas pelo próprio fundo.

De acordo com o Depen, o objetivo da publicação é demonstrar as ações de destaque das Unidades Federativas sobre a temática, incentivando a aplicação de atitudes positivas. Para isso, o Depen reuniu 36 projetos de 13 estados com iniciativas que possam inspirar os demais entes federados a replicar e fomentar o trabalho dos presos, a fim de contribuir com a efetiva ressocialização.

Assim, durante o ano de 2021, a Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP) do Departamento, por meio da Coordenação de Apoio ao Trabalho e Renda, convidou as secretarias estaduais responsáveis pela administração penitenciária para composição do documento com relatos de as experiências exitosas relacionadas ao trabalho prisional.

Com a Coletânea, é possível verificar o engajamento das Secretarias da Administração Penitenciária brasileiras para a promoção da dignidade da pessoa humana e da valorização do direito social ao trabalho. Além disso, por meio deste material, foram apresentados os diversos benefícios do trabalho prisional para as pessoas presas, para o sistema penitenciário e, indo além dos muros das prisões, para toda a sociedade.

O Depen reforça a importância do comprometimento dos profissionais dos sistemas prisionais que realizam um trabalho com excelência, buscando estratégias, recursos, parcerias com a comunidade, Ministério Público, Poder Judiciário, empresas privadas, a fim de contribuir com os projetos e efetivar o envolvimento de presos em atividades laborais e de geração de renda.

O Departamento Penitenciário Nacional publicará a coletânea periodicamente como forma de estimular as ações na temática por acreditar na ressocialização e em todos os benefícios para o sistema penitenciário e para a sociedade por meio da atividade laboral no ambiente prisional. Acesse a publicação aqui.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Depen

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support