Jovens e egressos do sistema socioeducativo conquistam bolsas de ensino superior pela UNIVALI

A reinserção social por meio da educação está se tornando realidade para jovens e adolescentes que passaram pelo sistema socioeducativo em Santa Catarina. Desde 2020, a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretária de Reintegração Social (SEJURI), oferece bolsas de ensino superior a egressos do sistema prisional e do sistema socioeducativo.
Em 2024, um novo passo foi dado com a integração entre a Central de Penas e Medidas Alternativas da Polícia Penal e a Coordenadoria Técnica Psicossocial e Saúde do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE), no âmbito do Programa de Acompanhamento Pós-Cumprimento de Medidas Socioeducativas (PROAPS). A articulação permitiu o encaminhamento de jovens ainda em cumprimento de medida socioeducativa, bem como daqueles que já concluíram essa etapa e possuem diploma de ensino médio, para participar do Programa de Bolsa Amparo Social da UNIVALI.
Mais de dez jovens já estão matriculados em cursos da UNIVALI, presenciais e a distância, demonstrando como o acesso à educação pode romper ciclos de exclusão e abrir caminhos reais de mudança.
A iniciativa se destaca como uma ação concreta de responsabilidade social, promovendo inclusão, cidadania e a construção de novas perspectivas de futuro. Uma pauta inspiradora sobre oportunidades, transformação e o papel fundamental das políticas públicas e parcerias institucionais na vida de quem busca recomeçar.
Foto: Jaqueline Noceti/SEJURI