SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Mais de dois mil reeducandos são aprovados no Encceja PPL em Santa Catarina

Cerca de dois mil reeducandos dos sistemas prisional e socioeducativo de Santa Catarina estão habilitados para receber a Certificação do Ensino Fundamental e Médio por meio da aprovação no Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade). 

Ao todo, 6.078 reeducandos do sistema prisional fizeram a prova e 2.067 tiveram aprovação total no exame. No sistema socioeducativo, dos 207 adolescentes que prestaram o Encceja PPL, 31 tiveram aprovação em todas as áreas. O secretário da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, conta que aumentar a escolarização dos reeducandos é fundamental para o processo de reabilitação social e econômica. “Sabemos que o interno do sistema prisional e o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa vão retornar para a sociedade então temos que oferecer as condições para que retornem melhores ao convívio social”, observa Leandro Lima. 

Entre os destaques nos resultados, 10 internos do sistema prisional conseguiram a nota máxima na redação do exame. Destes que alcançaram a nota máxima, dois são da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul; dois da Penitenciária Industrial de Joinville; um da Unidade Prisional Avançada de Imbituba; um do Presídio Regional de Blumenau; um da Penitenciária Sul, de Criciúma; um da Penitenciária Agrícola de Chapecó; um do Presídio Regional de Criciúma e uma interna do Presídio Regional de Rio do Sul.

A aprovação no Encceja garante aos reeducandos e socioeducandos a possibilidade de prosseguir com os estudos durante o período em que estão privados de liberdade. O exame, aplicado pelo Inep, é uma alternativa para o interno que não concluiu os estudos na idade adequada e serve como oportunidade de obter os certificados do ensino fundamental e médio.

O Encceja Nacional PPL é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Para os que buscam a certificação do ensino fundamental, as quatro provas são: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes Educação Física e Redação e História e Geografia. Já para o ensino médio, serão aplicadas provas de conhecimentos relacionados a: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de Ciências Humanas e suas tecnologias.

O participante é considerado habilitado para receber a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de cinco pontos na redação. Ele pode receber também a Declaração Parcial de Proficiência, por área de conhecimento.

Confira o número total de aprovados por unidade:

Unidades Prisionais

Unidades Socioeducativas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support