Operação Pedra Grande mobiliza 200 policiais penais na Capital
A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, por meio da Coordenação de Operações do Deap, realizou nesta terça-feira (26), a Operação Pedra Grande, na Penitenciária da Agronômica, na Capital.
O Secretário da SAP, Leandro Lima, e o Diretor do Deap, Vladecir Souza dos Santos, acompanharam a ação que será replicada em todo o estado. “Mobilizamos cerca de 200 policiais penais nesta ação integrada de segurança prisional”, destacou Secretário Leandro Lima. As equipes especializadas DOC (Divisão de Operações com Cães), GTI (Gerência de Operações e Intervenção), NOT (Núcleo de Operações Táticas) e SOE (Gerência de Escoltas e Operações Externas) também aturam no pente-fino.
O secretário reforçou a importância do papel de cada servidor da SAP para a manutenção da segurança dos operadores do sistema. “O cuidado com a segurança deve ser diário e nos atos mais simples como abrir e fechar uma porta ou fazer uma escolta. A vigilância constante e a atenção aos detalhes nas rotinas pode representar um risco à vida e, por isso, que estamos aqui hoje, para nos apoiar, trocar informações e boas práticas”, enfatizou.
Ao longo da manhã, todas as celas da Penitenciária foram vistoriadas e, para auxiliar a revista estrutural, os policiais penais do Deap utilizaram uma câmera com infravermelho que permite chegar aos locais de difícil acesso e que podem ocultar objetos ilícitos, como chuveiro, esgoto, televisão, ventilador, entre outros.