Penitenciária da Capital forma primeira turma do Pronatec e inaugura Sala de Aula inovadora nesta sexta
Nesta sexta (12), a Penitenciária da Capital comemora a formatura da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e inaugura uma nova sala de aula. Feita de containers, esse modelo de sala é considerado inovador por conta da praticidade e baixo custo. O espaço tem capacidade de abrigar 20 alunos e, ainda no primeiro semestre, irá sediar cursos de capacitação de internos e servidores da unidade. A primeira turma do Pronatec forma 13 detentos no curso de assistente administrativo.
O programa teve início em 2018 e deve seguir operando na unidade. A cerimônia deve contar com a presença de familiares dos internos que irão se formar, professores e autoridades convidadas. Logo após a formatura, a nova sala de aula será inaugurada no Centro de Observação Inicial – COT, localizado dentro da Unidade.
A aquisição da sala de aula contêiner deu-se em uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania com o Conselho da Comunidade na Execução Penal da Capital e o apoio da 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Para o diretor da Unidade, Alexandre Brum Silva, “sala contribuirá para a melhoria da educação, pois os internos terão mais espaço e conforto, além de equipamento multimídia para estarem se qualificando”.