Santa Catarina é destaque do Selo Resgata durante evento em Brasília
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) divulgou as instituições que foram certificadas no 5º Ciclo de Concessão do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal/Selo Resgata. Destas, 47 empresas com sede em Santa Catarina foram contempladas com a certificação, número que destaca a relevância do papel ressocializador que a atividade laboral desempenha para o sistema prisional de Santa Catarina.
Segundo o secretário da SAP, Carlos Alves, o desenvolvimento da atividade laboral no estado é uma importante ferramenta tanto para o empresariado local, que desta forma obtêm diversas vantagens no uso da mão de obra do interno, quanto para a segurança pública, pois oferece às pessoas privadas de liberdade oportunidades concretas de ressocialização e traz resultados diretos na sociedade.
Desde sua criação em 2017, empresas sediadas em Santa Catarina têm sido reconhecidas com o Selo Resgata. Trata-se de uma política de concessão voltada para incentivar, promover e reconhecer organizações que empregam pessoas em situação de privação de liberdade, em internação, cumprindo penas alternativas ou provenientes do sistema prisional.
No total, 439 empresas em todo o país foram contempladas com o selo neste 5° ciclo, sendo que 47 atuam no sistema prisional catarinense, o que corresponde a 10,70% do total de instituições contempladas.