SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Santa Catarina é referência na oferta de ensino para as pessoas privadas de liberdade

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa vem alcançando destaque nos números da educação básica. O primeiro semestre de 2024 teve um aumento de 25,8% em relação a 2023.

Isso ocorre também diante da ação continua e prioritária, visando a erradicação ao analfabetismo no Sistema Prisional Catarinense. Hoje, em um universo de 26.336 privados de liberdade, restam apenas 60 (0,22%), analfabetos.

Aos estudantes do ensino básico, em outubro será realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL). A participação no último ano atingiu 11.692 alunos.

Quando o assunto é ensino superior, o Estado também se destaca, atendendo 633 dos privados de liberdade, em 28 unidades prisionais catarinenses. Esse número representa um aumento de 36,7%, em relação a 2023. No último dia 23 de junho,  foi realizado o vestibular da UFSC, em 4 estabelecimentos penais, onde possibilitou a 331 detentos, a tentativa de entrada na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em cinco unidades prisionais femininas acontece o projeto “Mulheres Mil-Pronatec”, que disponibiliza 275 vagas, divididas em 10 cursos. Entre os cursos oferecidos, Assistente Administrativo, Manicure e Pedicure, Maquiador, Salgadeira, Assistente Administrativo, Assistente de Costura e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support