SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Santa Catarina atualiza Central de Vagas do DEASE

A articulação interinstitucional para garantir os direitos de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas avançou mais um passo em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (22), foi realizada a solenidade de assinatura da atualização da Resolução Conjunta que consolida as diretrizes da Central de Vagas do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE), no âmbito do Poder Executivo estadual. O ato contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de diversas secretarias de Estado.

O documento foi assinado em conjunto pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, Secretaria da Casa Civil, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/SC), Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, consolidando o compromisso institucional com a gestão qualificada das vagas nas unidades socioeducativas de internação e internação provisória.

A resolução atualiza a Resolução Conjunta nº 001/2017, que surgiu para enfrentar uma antiga demanda do sistema socioeducativo: a fila de espera por vagas nas modalidades de internação. A partir da publicação da resolução original, Santa Catarina passou a ser referência nacional na gestão transparente e equitativa das vagas no Sistema Socioeducativo, exportando seu modelo para outros estados do país. O Estado foi também precursor na criação de uma Central de Vagas vinculada ao DEASE, marco importante para o cumprimento mais efetivo das medidas socioeducativas impostas a adolescentes em conflito com a lei.

Cristiano Estrela/ NCI TJSC

Com essa atualização, busca-se atender às novas necessidades do sistema, especialmente no que diz respeito à profissionalização da gestão e ao fortalecimento da interlocução entre as diversas estruturas do Estado que atuam conjuntamente na execução das medidas socioeducativas.

Para a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, o ato representa o fortalecimento de um compromisso coletivo com os direitos fundamentais da juventude.

“A assinatura dessa resolução representa mais um passo importante na busca conjunta pela garantia de direitos e reafirma o compromisso da Secretaria de Justiça e Reintegração Social com a transparência e o trabalho em parceria com o Poder Judiciário, sempre alinhados às diretrizes do governador Jorginho Mello”, destacou a secretária.

A Central de Vagas continuará sendo coordenada pelo DEASE e atuará como instância técnica responsável pela organização do fluxo de admissões nas unidades socioeducativas. Entre suas atribuições, estão o monitoramento constante da capacidade de atendimento, o controle das demandas e a oferta de suporte técnico aos atores do sistema.

Com a consolidação dessa política, Santa Catarina reafirma seu protagonismo na execução das medidas socioeducativas, fortalecendo a proteção integral de adolescentes e promovendo uma atuação mais eficiente, articulada e humanizada entre os entes públicos.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support