SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Santa Catarina participa do lançamento da Força Penal Nacional promovido para ações integradas entre a União e as unidades federativas

Representando o Estado de Santa Catarina, o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, participou, nesta semana, no Palácio da Justiça, em Brasília, do lançamento da Força Penal Nacional (FPN). Esse instrumento destina-se a promover ações integradas entre a União e as unidades federativas, visando atividades e serviços essenciais à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio do sistema penitenciário brasileiro.

O evento, conduzido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e das secretarias e agências estaduais do sistema prisional. Durante o encontro, foi debatida a criação da Força Penal Nacional em cooperação na gestão penal, com ênfase no suporte às atividades administrativas, assistenciais, gerenciais, treinamento e capacitação no sistema penitenciário.

Segundo Carlos Alves, Secretário da SAP/SC, instrumentos de cooperação federativa voltada para apoiar as atividades e programas de aprimoramento do sistema penitenciário são cruciais para a modernização do combate ao crime organizado. “Embora Santa Catarina seja exemplo em muitos quesitos em termos de segurança pública, é necessário continuar discutindo ações que proporcionem condições de desenvolvimento por meio de investimentos concretos que fortaleçam a segurança pública”, destacou Alves.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support