SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

SAP apresenta ações de combate à pandemia no sistema prisional ao GMF

O coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional no âmbito do Poder Judiciário catarinense (GMF/TJSC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, apresentou nesta quinta-feira (18/6) as iniciativas para evitar a propagação da pandemia de Covid-19 nas unidades prisionais do Estado. Durante a 9ª edição do programa Palavra do Presidente – Ao Vivo, com a participação do secretário-adjunto da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Edemir Alexandre Camargo Neto, e da secretária do GMF, Mariane Stähelin da Silva, o sistema prisional foi passado a limpo.

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, fez a abertura do programa e destacou a importância da ciência do que acontece intramuros no sistema prisional, como as muralhas sanitárias implantadas.

Com 21.885 presos distribuídos em 18.272 vagas, resultando em déficit de 19,77%, o sistema prisional catarinense não registrou mortes pelo novo coronavírus. A secretária Mariane informou a ocorrência de 53 casos nos sistemas prisional e socioeducativo, envolvendo 29 servidores, três funcionários terceirizados, 20 detentos e um adolescente. “Dos 20 presos, nove receberam o benefício da prisão domiciliar, outros nove estão em isolamento nas unidades prisionais e dois estão recuperados”, detalhou a secretária do GMF.

Desde o início da pandemia e em consonância com a Recomendação n. 62, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a Orientação Conjunta n. 6, da Corregedoria-Geral da Justiça e do GMF, o Judiciário catarinense passou a reavaliar prisões – especialmente de pessoas do grupo de risco -, suspendeu as audiências de custódia e imprimiu mais rigor na decretação de novas prisões. Para tanto, tem aplicado com mais frequência medidas cautelares diversas da prisão e formas alternativas de monitoramento de réus e apenados, a exemplo da tornozeleira eletrônica.

Nas 51 unidades prisionais, as visitas também foram suspensas, assim como as escoltas para as audiências presenciais e atividades laborais. “O GMF trava uma luta diária em parceria com a SAP, trabalhando sem saber o que vai acontecer na próxima semana ou mês com a pandemia da Covid-19, porque estamos tratando de vidas. Trabalhamos para o retorno de 25% das atividades laborais com todos os cuidados sanitários, porque os apenados precisam de ocupação, e a família, da renda”, informou o desembargador Leopoldo Brüggemann.

O secretário-adjunto Edemir Alexandre Camargo Neto destacou as ações implantadas no âmbito da SAP, como, por exemplo, a ativação da Sala de Situação, onde são tomadas todas as decisões com base em dados atualizados em tempo real. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde foram elaborados manuais e Notas Técnicas com os procedimentos adequados ao combate da pandemia; além do estabelecimento de medidas compensatórias à suspensão de visitas presenciais, trabalho e estudo, entre outros atos. “Realizamos um planejamento para a gestão desta crise, com procedimentos orientados por profissionais das áreas prisional e da saúde, com o fim de criar uma muralha sanitária, sempre a partir do diálogo transparente com a massa carcerária e com os servidores.

Outro diferencial desta etapa foi a implantação de visita virtual, para permitir contato dos presos com os seus familiares – até o momento foram realizadas 18.092 visitas por meio eletrônico”, afirmou o secretário. Edemir Alexandre Camargo Neto também destacou a preocupação com a transparência das informações, uma vez que a SAP disponibiliza no seu site (www.sap.sc.gov.br) todas as informações sobre a pandemia com balanço diário dos casos no sistema prisional e socioeducativo, todos os documentos que norteiam as decisões e as compras realizadas, entre outras informações.  

Para acompanhamento e adoção das medidas necessárias, GMF, SAP e Ministério Público têm contatos diários e reuniões semanais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support