SAP investe R$ 6,8 milhões em uniformes para servidores do DPP e Dease
O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, participou nesta quinta-feira (30) do ato de entrega dos primeiros kits de uniformes para Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativa, realizado no Almoxarifado da SAP, em Palhoça. O investimento da SAP na aquisição dos uniformes foi de R$ 6,8 milhões.
O material e a modelagem dos uniformes foram definidos por uma equipe de servidores que consideraram necessidades e rotinas dos profissionais que atuam nas unidades prisionais e socioeducativas. Essas informações basearam o termo de referência para a realização da licitação. Além de identificar os profissionais da SAP, os uniformes foram confeccionados em materiais de alta qualidade e durabilidade para garantir o conforto do servidor.
Em seu pronunciamento, Leandro Lima, destacou que este é um momento histórico para a SAP. “Essa não foi a primeira entrega de uniformes, foi a única na história da SAP. Os servidores dos sistema prisional e socioeducativo nunca receberam kit com uniforme completo, com todos os itens totalmente pagos pelo estado”, destacou. Lima reforçou a importância da construção da identidade visual da Polícia Penal e do Dease e o quanto isso impacta na responsabilidade de cada servidor público. “É importante compreender que a entrega do uniforme representa muito mais do que a identificação visual, representa a valorização e o reconhecimento do trabalho de cada um de vocês”, enfatizou. Dentre os investimentos que estão sendo feitos, Lima destacou a aquisição de 4 mil pistolas da marca Beretta, renovação da frota e os programas de formação e treinamentos oferecidos pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps). “O SAPCiência está oferecendo 650 vagas para cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado e isso nos permite articular o conhecimento da acadêmica com a prática profissional, tudo pago pelo estado.”
Outro ponto enfatizado pelo Secretário da SAP foi o papel fundamental desempenhado pela equipe da Diretoria de Administração e Finanças (Diaf). “Para que a coisa aconteça é preciso ter recursos financeiros e nós conseguimos viabilizar uma série de investimentos porque houve a revisão e renegociação de contratos e toda essa economia está sendo revertida na compra de viaturas, de armas, na modernização do parque tecnológico, no aumento da rede de internet, entre outras ações”.
Ele também elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Gerência de Patrimônio (Gepat). “Desde março do ano passado, a Gepat vem se desdobrando para atender às demandas da pandemia sem comprometer às necessidades de rotina dos sistemas”, disse, lembrando que nos próximos dias, a Gepat começará gradualmente a enviar os uniformes para todas as unidades prisionais e socioeducativas.
O secretário adjunto da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto, destacou que para se chegar até o momento de entrega de um equipamento, há diversas áreas envolvidas. “Esses setores que são invisíveis para a maioria são fundamentais para a concretização de investimentos importantes”, disse o Secretário Adjunto. “A instituição está em cada um de nós”.
O Diretor de Administração e Finanças da SAP, Bruno Gabriel, manifestou orgulho pela entrega do kit de uniformes. “É o reconhecimento pelo trabalho silencioso da Gelic e de toda a equipe da Diaf, da Comissão de profissionais que definiu os uniformes de acordo com a demanda do servidor, buscando o melhor preço, sem comprometer a qualidade do que está sendo entregue”, finalizou.
Cada kit de uniforme contém calça tática (02); camisa tática (02); camiseta (02), boné com logotipo (01); cinto tático (01), jaqueta impermeável (01) e bota tática com cano curto (01).
Também participaram do ato de entrega o Diretor-geral do DPP, Vladecir dos Santos; o Diretor-geral do Dease, Zeno Tressoldi; o Diretor de Inteligência, Ricardo Ferreira; Diretor da Acaps, Paulo Roberto de Oliveira, o Coordenador de Operações do DPP, Robson Oliveira; os Superintendentes das Regionais Norte, Juliano Stroebel e da Grande Florianópolis, Claudiomiro Luiz Marques; o Diretor do COPE, Thanael Hoenicke, além de Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos.