Secretária da Sejuri recebe os novos diretores do Dease

A Secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), Danielle Amorim Silva, recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, o Diretor-Geral do Departamento de Administração Socioeducativa (Dease), Matheus Furtado, e o Diretor-Geral Adjunto, Rodrigo Wagner, que assumiram a gestão do sistema socioeducativo catarinense no dia 19 de março deste ano.
Agente de Segurança Socioeducativo desde 2003, Matheus é formado em Direito (2005), pós-graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública (2011), pós-graduando em Gestão de Unidades Prisionais e Socioeducativas e possui uma vasta experiência no sistema socioeducativo do Estado. Já atuou como chefe de segurança, coordenador técnico e diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Lages. Além disso, é docente nas disciplinas de Legislação Aplicada ao Servidor Público Estadual; Conduta Funcional e Regime Disciplinar; e Evolução Histórica dos Direitos da Criança e do Adolescente na Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps).
Graduado em Administração (2014) e Direito (2020), Rodrigo é Agente de Segurança Socioeducativo desde 2017 e possui pós-graduação em Gestão Pública (2021). No Centro de Atendimento Socioeducativo de São José atuou como supervisor de plantão, supervisor do Núcleo de Intervenção e Apoio Tático, Coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Crise e interinamente como chefe de segurança e gerente. Também foi assessor jurídico na Acaps e na Gerência de Material Bélico.
O Dease é responsável pela gestão de 20 unidades socioeducativas, com 349 adolescentes em conflito com a lei cumprindo medida socioeducativa. O Departamento recebeu destaque nacional com a criação da Central de Vagas, que zerou a fila de espera para as 537 vagas disponíveis.
Todos os adolescentes do sistema são encaminhados para atividades educacionais, acompanhando o nível escolar que possuíam no momento da internação e com encaminhamento para nível superior, quando necessário. Além disso, no ano de 2024 foram 360 certificações em cursos profissionalizantes.