SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

SEJURI dá início ao Curso de Inteligência Penitenciária 2025

Curso de Inteligência Penitenciária 2025 tem início com foco em qualificação e integração entre instituições de segurança
Formação promovida pela SEJURI capacita policiais penais e agentes de segurança de SC para atuação estratégica no sistema prisional

Teve início nesta segunda-feira (19) o Curso de Inteligência Penitenciária (CIP) 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJURI), por meio da Diretoria de Inteligência e Informação (DINF). A formação tem como objetivo qualificar policiais penais para atuarem de forma estratégica no Sistema de Inteligência Penitenciária e reforçar a integração entre diferentes órgãos de segurança pública.

Ofertado em parceria com a Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS), o curso conta com uma turma de 29 alunos, formada por policiais penais da SEJURI e servidores de instituições coirmãs: Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC).

Com carga horária total de 162 horas-aula e conclusão prevista para o dia 6 de junho, o CIP 2025 contempla conteúdos fundamentais sobre Inteligência e Contrainteligência, ações especializadas diante de ameaças reais ou potenciais, além da produção e análise de informações estratégicas. A formação também promoverá debates sobre os desafios e as complexidades do sistema prisional catarinense.

De acordo com a DINF, o curso é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da segurança institucional e da atuação preventiva nas unidades prisionais. “A qualificação contínua e o intercâmbio com outras forças de segurança ampliam nossa capacidade de resposta diante das dinâmicas do crime organizado e dos riscos emergentes no ambiente prisional”, destaca a diretoria.

A iniciativa reforça o compromisso da SEJURI com a excelência na gestão penitenciária e o aprimoramento permanente das práticas de inteligência no sistema prisional do Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support