SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Sejuri forma primeira turma do Curso de Inteligência Socioeducativa em Santa Catarina

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) celebrou, nesta sexta-feira (5), a formatura da primeira turma do Curso de Inteligência Socioeducativa, realizado entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro de 2025.

Durante as 122 horas-aula de capacitação, os 31 participantes receberam formação técnica e prática para atuar de forma ética, estratégica e eficiente no campo da inteligência aplicada ao sistema socioeducativo.

O conteúdo programático contemplou disciplinas fundamentais para a atividade, como Direitos Humanos, Contrainteligência, Fundamentos Doutrinários, Operações de Inteligência, Investigação Social e Análise de Organizações Criminosas. A grade também incluiu módulos práticos, com destaque para Fotografia Técnica e uso de Sistemas e Equipamentos em laboratório, garantindo a integração entre teoria e prática.

Para a secretaria, o curso representa um marco na consolidação de uma política de inteligência voltada à segurança institucional e à proteção de direitos fundamentais. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com uma atuação cada vez mais criteriosa, legal e eficiente no enfrentamento aos desafios do sistema socioeducativo.

“Essa formação simboliza não apenas o desenvolvimento técnico dos servidores, mas também o fortalecimento da política de inteligência no âmbito socioeducativo, elemento fundamental para garantir eficiência, segurança e respeito à legalidade”, destacou a Secretaria.

“Estamos investindo em conhecimento e capacitação para que os servidores possam desempenhar suas funções de forma ainda mais qualificada. O setor de inteligência é fundamental para a segurança e a ressocialização, e esse curso vem justamente para consolidar essa área dentro da estrutura socioeducativa catarinense”, afirmou o diretor da ACAPS, Klaus da Silva.

Ao final da cerimônia, os 31 formandos foram parabenizados pelo empenho e dedicação. A expectativa é que as novas competências adquiridas contribuam para aprimorar as práticas de inteligência e fortalecer a segurança do sistema socioeducativo catarinense.

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