Projeto ReabilitaCão do CPVI vence 27° Prêmio Expressão de Ecologia, categoria Bem-Estar Animal
O projeto “ReabilitaCão: A ressocialização dos apenados por meio da Cinoterapia”, desenvolvido na Penitenciária Masculina de Itajaí – CPVI, foi vencedor do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria “Bem-Estar Animal”, principal distinção ambiental do Sul que contou com a participação de 2.920 cases inscritos.
O projeto foi criado pela agente penitenciária Bruna Longen com apoio e incentivo da Justiça Estadual e verbas da Justiça Federal, o ReabilitaCão é uma iniciativa com objetivo de ressocializar apenados e, além de estimular sentimentos positivos, proporciona a aprendizagem de práticas no cuidado de animais resgatados vítimas de maus tratos. Dessa forma abre uma nova oportunidade profissional porque o interno pode participar de cursos de auxiliar de veterinário, com técnicas de banho e tosa.
“O projeto é inovador e encantador, pois proporciona inúmeros benefícios ao apenado através da interação entre o homem e o cão, desenvolvendo autoestima, confiança e reconhecimento de suas emoções, e estimulando a socialização ao proporcionar a reinserção no mercado de trabalho”, opina a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções da comarca de Itajaí. Segundo a magistrada, os processos e técnicas de reabilitação dos apenados buscam criar novas possibilidades de aprimorar o desenvolvimento intelectual e social do grupo.
Uma equipe multidisciplinar que trabalha na penitenciária foi responsável pela seleção dos presos, a partir de critérios pré-estabelecidos: bom comportamento, perfil para o projeto, traços depressivos e de ansiedade crítica. “A cinoterapia, em resumidas palavras, é um instrumento diário valioso para aliviar sintomas principalmente depressivos com o simples contato e lida do ser humano com o cão”, explica Bruna Longen, idealizadora do ReabilitaCão.
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92, o primeiro grande evento da ONU que discutiu questões ambientais.
O evento de premiação aos vencedores, com entrega do troféu “Onda Verde”, será realizado em momento oportuno, quando essa possibilidade for viável diante ao cenário em que vivemos.