Cursos fornecidos pela ACAPS em 2022 para servidores do Sistema Socioeducativo
Em razão da qualificação e aperfeiçoamento de seus servidores a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa – SAP, através de sua academia, Academia de Administração Prisional e Socioeducativa – ACAPS realizou em 2022 ampla grade de formação aos seus membros.
A ACAPS tanto franqueou a participação dos seus servidores efetivos, quanto aos demais que colaboram com a operacionalização de todo o sistema socioeducativo catarinense, sejam eles, funcionários das Unidades das Organizações da Sociedade Civil – OSCs, contratados e agentes temporários.
Neste sentido foram disponibilizados os seguintes cursos:
OPSS – Operacionalização no Sistema Socioeducativo;
APH – Atendimento Pré-hospitalar;
DEP – Defesa Pessoal;
PCI – Prevenção e Combate a Incêndio;
ESC – Escolta; e
GEC – Gerenciamento de Crises.
As formações inicial e continuada atenderam o quantitativo de 700 servidores em todas as cinco mesorregiões do Estado, conforme tabela abaixo:
Além das formações anteriores, a ACAPS disponibilizou o Programa SAPCiência, uma iniciativa inovadora que ofertou 650 vagas para cursos de pós-graduação e formação continuada para servidores da Administração Prisional e Socioeducativa.
A ACAPs manteve parceria com 03 instituições de ensino:
- UDESC: Especialização em Gestão Publica Aplicada e; Mestrado Profissional em Administração;
- UNISUL: Especializações em Gestão de Unidades Prisionais e Socioeducativas, Atividade de Polícia Penal, Socioeducação: Ênfase em Políticas Públicas, Atividade de Inteligência Policial, Docência e Novas Metodologias de Ensino; Mestrados em Administração, Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Ciências da Linguagem, Educação e Doutorados em Administração, Ciências da Linguagem, Ciências da Saúde; e
- ENA: Formação continuada em Termo de Referência e Licitações e Contratos.
A ação forneceu cursos em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado para os servidores que atuam no âmbito da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa. Os cursos do SAPCiência foram custeados pela SAP e o investimento foi de R$ 4,4 milhões.