Mutirão de Saúde leva atendimento a mais de 370 pessoas privadas de liberdade em Tubarão

Nesta semana, o Presídio Masculino de Tubarão, em parceria com o Comitê Estudantil Voluntariado (CEV) da Unisul e com o apoio do setor de Saúde da Sejuri, realizou a segunda edição do Mutirão de Saúde Carcerária. A ação também contemplou internos do regime semiaberto e da Penitenciária de Tubarão.
Durante os dois dias, foram realizados 375 atendimentos, o maior número já registrado desde o início das atividades do CEV, em 2023. Os trabalhos incluíram consultas médicas, aferição de sinais vitais, HGT, verificação da pressão arterial e testes rápidos para ISTs.
O mutirão contou com a participação de médicos voluntários e acadêmicos de Medicina da Unisul, que ofereceram consultas, acolhimento e escuta qualificada às pessoas privadas de liberdade. A iniciativa também contou com apoio das equipes técnicas das unidades prisionais, que contribuíram para a organização e execução do trabalho, além da colaboração da Unisul e da Prefeitura de Tubarão.
Para a Sejuri, a ação representa fortalecimento na atenção à saúde dentro do sistema prisional, oferecendo dignidade e a reintegração social dos internos.