SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Seminário em Florianópolis debate “Inteligência Penitenciária e Socioeducativa”

A Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, abriu na tarde dessa quinta-feira, 5, em Florianópolis, o Seminário de “Inteligência Penitenciária”, evento que integra o 2º Curso Básico de Inteligência Penitenciária e Socioeducativa (CIPS), promovido pela Diretoria de Inteligência e Informação (DINF) e a Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), departamentos vinculados à Secretaria da Justiça.

“Desde a nossa primeira gestão frente à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, iniciada em 2011, temos investido fortemente no aperfeiçoamento de servidores, agentes e técnicos. Com a abertura deste Seminário de Inteligência Penitenciária aqui hoje estamos cumprindo mais esta nossa meta de trabalho”, ressaltou a secretária Ada De Luca.

O objetivo do CIPS é capacitar servidores da Secretaria da Justiça que passarão a atuar no sistema de inteligência da complexa Rede Nacional de Inteligência Penitenciária (RENIPEN), além de intensificar a parceria com outros estados da federação, trocando informações, dados e conhecimentos, atividade considerada fundamental na área.

Com 34 participantes cursistas, todos os agentes de inteligência integrantes de cada Núcleo de Inteligência Penitenciária (NIPE) e Núcleo de Inteligência Socioeducativo (NISE), Departamento Penitenciário (Depen) e representantes das unidades prisionais catarinenses, o evento contou com a palestra da assessora do Depen, Marlene Inês da Rosa, que falou sobre a implantação da RENIPEN, e do consultor, Guaracy Mingardi, que apresentou sua análise sobre o “Crime Organizado e os Sistemas Prisionais do Brasil”.

Também participaram da solenidade de abertura, realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) e secretário-adjunto em exercício, Edemir Alexandre Camargo Neto, o diretor de Inteligência, Alexandre Brum Silva, e o diretor da Academia de Justiça e Cidadania, Rafael Fachini.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support